A Conferência Doutoral Avançada em Sistemas Computacionais, Eléctricos e Industriais (DoCEIS) visa proporcionar um espaço para a partilha e discussão de ideias e resultados da investigação de doutoramento em várias áreas interrelacionadas da engenharia, promovendo ao mesmo tempo um forte diálogo multidisciplinar. Além disso, a conferência visa criar oportunidades de colaboração para jovens investigadores, e propiciar uma forma eficaz de recolher feedback valioso dos colegas, num ambiente amigável. Como tal, os participantes são desafiados a olhar para além dos aspectos técnicos específicos da sua questão de investigação e relacionar o seu trabalho com o tema seleccionado para a conferência em cada ano, nomeadamente, identificar de que forma os seus tópicos de investigação podem contribuir para esse tema.
De notar que as tendências actuais dos programas estratégicos de investigação apontam para o papel fundamental das abordagens multidisciplinares e interdisciplinares na inovação. Cada vez mais agências de financiamento incluem este elemento como um requisito fundamental nas suas agendas de investigação. Neste contexto, o desafio proposto pela DoCEIS visa contribuir para o processo de aquisição de tais competências pelos doutorandos.
A conferência é organizada anualmente pelo Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e aberta a doutorandos de todo o mundo. As edições anteriores têm contado com uma média de 80 a 100 participantes de 20 a 25 países. A conferência tem o patrocínio das sociedades SOCOLNET, IFIP, e IEEE IES, e tem as actas publicadas em livro pela Springer (https://link.springer.com/conference/doceis).
Mais informações:
Os engenheiros eletrotécnicos aplicam teoria afim de obter soluções para problemas relacionados com o desenvolvimento, projeto e operação de hardware e software, sistemas de controle, máquinas elétricas e sistemas de comunicação. Os engenheiros de computação estão preocupados com o projeto, desenvolvimento e implementação de novas tecnologias de computação num conjunto vasto de aplicações de consumo, industriais, comerciais e militares. Além do desenvolvimento, projeto, operação e pesquisa, os engenheiros eletrotécnicos e de computação normalmente estão envolvidos na fabricação, instalação e manutenção de dispositivos computacionais, equipamentos elétricos e eletrônicos e sistemas empregados por uma ampla variedade de organizações que produzem, usam ou fornecem serviços para tais equipamentos, indo desde pequenos dispositivos eletrônicos até grandes sistemas complexos.
O International Young Engineers Forum procura os últimos desenvolvimentos e aplicações inovadoras em engenharia eletrotécnica e de computação, lidando com o design e a utilização de sistemas, procurando dispositivos e sistemas eficientes com algoritmos de controle apropriados para atender às necessidades dos negócios e da indústrias numa economia global. Este evento será uma oportunidade única para os jovens engenheiros se apresentarem as suas ideias, permitindo a partilha de experiências e se tornarem ativos internacionalmente.
Jovens engenheiros / estudantes de mestrado são incentivados a enviar manuscritos com seus mais recentes desenvolvimentos inovadores em Engenharia Eletrotécnica e de Computação, com base nas suas teses de mestrado ou projetos de início de carreira.
Mais informação em https://yef-ece.deec.fct.unl.pt